domingo, 27 de junho de 2010

TTJ na Copa do Mundo # 6

E comeeeeçam as oitavas de final! Dois jogos abriram a fase de Mata-Mata da Copa do Mundo. Dois belíssimos jogos puderam ser vistos.

Uruguai 2x1 Coréia do Sul

O Estádio Nelson Mandela Bay recebeu o jogo de abertura da segunda fase da Copa do Mundo de 2010. Em uma belíssima partida, o Uruguai venceu a Coréia do Sul por 2 a 1 e enfrenta, nas quartas de final, a seleção de Gana, garantindo pelo menos uma grande surpresa nas semi finais do torneio. A seleção sul americana jogou de maneira cautelosa e enfrentou uma corajosa, raçuda e talentosa seleção sul coreana que, apesar da derrota, merecia, no mínimo, levar o jogo para a prorrogação. Mas como o futebol é o esporte mais imprevisível que existe, nem sempre acontece o que seria o mais justo.
Emoções não faltaram desde o princípio. Logo aos três minutos, Park Chu Young cobrou falta e a Jabulani bateu na trave. Mas a resposta veio à altura, e já com redes balançando. Luis Suárez aproveitou um cruzamento de Forlán que percorreu toda a área sul coreana sem ser interceptada pelo goleiro ou por um dos zagueiros e, livre, finalizou para abrir o placar.
Depois do gol, os uruguaios decidiram ficar mais atrás, cadenciarem o jogo e tentarem partir nos contra ataques. Os asiáticos esboçavam uma reação, mas demoraram um pouco para voltarem a levar perigo ao gol de Muslera. O Uruguai dificultava a vida dos atacantes da Coréia do Sul e levaram o jogo para o intervalo com 1 a 0 no placar.
Mas o segundo tempo começou com a correria dos jogadores do técnico Huh Jung-moo, que souberam aproveitar a demora do time uruguaio a se organizar defensivamente como no primeiro tempo. Logo aos cinco minutos, Park Chu Young finalizou mal ao sair na cara do gol. Conforme o segundo tempo foi passando, mais o gol asiático parecia perto de acontecer. Aos 13, Park Ji Sung cabeceou para a defesa do goleiro celeste. O jogo era todo da Coréia do Sul. Tanta pressão merecia um gol. E ele saiu!
Aos 23, Lee Chung Yong cabeceou na saída de Muslera: 1 a 1. Mas a Coréia queria a virada, que quase veio com o próprio Chung Yong, que recebeu excelente passe, mas chutou fraco e em cima do goleiro. Depoisdo lance, a partida se tornou mais equilibrada. Uruguai e Coréia do Sul pareciam não quererem levar o jogo para a prorrogação e buscaram o segundo gol, que saiu em vantagem da equipe que menos atacou no segundo tempo.
Aos 30 minutos, Suarez anotou seu segundo gol no jogo acertando um belíssimo chute de fora da área. A Coréia, desesperada no fim do jogo, quase chegou ao empate. Aos 42, Park Chu Young teve a chance de levar o jogo para a prorrogação, mas finalizou em cima do goleiro uruguaio. A bola ainda passou por debaixo do arqueiro, mas Lugano não deixou que ela entrasse e afastou o perigo.
Com a vitória, seleção sul americana está nas quartas de final da Copa depois de 40 anos. Os Coreanos voltam para casa depois de representarem muito bem o país e fazerem um belo jogo diante da seleção celeste.


Estados Unidos 1x2 Gana

Pegou fogo o confronto entre a seleção norte americana e a única representante africana a sobrar na Copa. Estados Unidos e Gana fizeram um belo jogo, com chances de gol para os dois lados, prorrogação e um gol da vitória que realmente mostra que ninguém ganha dos africanos no fator RAÇA. Vitória ganesa por 2 a 1 e o confronto contra a seleção Uruguaia nas quartas de final está marcado para o dia 2/7.
O jogo começou com Gana mostrando que não estava para brincadeira e queria que a Copa continuasse com um representante do continente anfitrião nas quartas de final. Apertando a saída de bola americana desde o início, os africanos dominaram o início do jogo, tanto na posse de bola como nas chances de gol criadas. A pressão dos jogadores deu certo e a seleção abriu o placar logo aos 5 minutos, num bonito gol de Boateng, que finalizou rasteiro de fora da área no canto direito do goleiro Howard, que estava mal posicionado. Após o gol, os africanos pareciam não ter nem pensado em jogar mais atrás.
E as chances continuaram surgindo. Boateng, quase fez seu segundo gol no jogo aos 15, em novo chute de fora da área e Gyan, de falta, esteve perto de ampliar aos 17, mas Howard fez boa defesa. Os norte americanos pouco atacavam e eram facilmente parados. Chance real de gol dos Estados Unidos só apareceu mesmo aos 34, quando Findley teve condição de empatar o jogo, mas finalizou mal.
Para o segundo tempo, o técnico Bob Bradley fez a sua seleção voltar com uma troca. O brasileiro naturalizado Feilhaber entrou no lugar de Findley e já concluiu a priemira jogada de perigo americana, logo com um minuto. Mérito do goleiro Kingson, que fez excelente defesa.
O lance logo no início deu uma prévia de como seria grande parte do segundo tempo: Domínio americano.
Os africanos se limitaram a jogar mais atrás, apostando nos espaços que seriam cedidos pelo adversário para fazer o segundo gol no contra ataque. Os Estados Unidos decidiram adiantar a marcação e passaram a ter mais posse de bola. A pressão deu certo e o gol de empate veio aos 17. Dempsey foi derrubado dentro da área por Mensah e Donovan bateu o pênalti com categoria. Goleiro de um lado, bola do outro e igualdade no placar.
Aos 23 a virada quase veio. Altidore ficou cara a cara com o Kingson que, de carrinho, afastou o perigo. O goleiro ganês foi o principal responsável pela partida ir para a prorrogação.
A seleção ganesa conseguiu levar a partida para a prorrogação. O pensamento era que, nos 30 minutos a mais, os americanos estariam cansados devido ao esforço feito no segundo tempo e o bom preparo físico africano fosse falar mais alto na tentativa de desempate. E foi exatamente isso que aconteceu.
Logo aos três minutos da prorrogação, Ayew acertou um belo lançamento para o Gyan. O atacante matou a bola no peito sendo fortemente empurrado pelo zagueiro Bocanegra mas, cambaleando, conseguiu continuar em pé para armar um tiro ao gol onde Howard não conseguiu nem ver a cor da bola. Vantagem ganesa no placar novamente.
No restante da prorrogação a seleção americana foi para o tudo ou nada. Mas esbarrou na superação da seleção ganesa que, pela primeira vez na sua história, chega às quartas de final da Copa do Mundo. Que venha o Uruguai.



Terminando mais um TTJ na Copa, peço desculpas pelo atraso nas últimas postagens, mas aviso que hoje coloco tudo em dia.

A respeito do Mondrongo, vou ficar devendo... Esses posts da Copa estão exigindo demais do meu tempo e não tenho nenhuma tirinha pronta... Depois da Copa ele volta!

Peço o voto de todos, por favor... Não demora quase nada.

Abraços!

Aaahhh... E ainda hoje eu posto as Tirinhas de Segunda (Mão)... Eu não esqueci, tá? ;)

0 comentários:

Postar um comentário