GRUPO A
África do Sul 2x1 França
Cravei o placar no meu palpite, apesar do jogo ter sido quase inteiro da África do Sul.
Muito bem posicionada em campo, a seleção de Parreira mostrou vontade de vencer. O placar foi aberto por uma cabeçada de Khumalo, após cobrança de escanteio aos 21 minutos do primeiro tempo. Logo depois, aos 25, Gourcuff foi expulso (ao meu ver, injustamente) após acertar uma cotovelada em Sibaya. Depois disso, os africanos tomaram conta ainda mais do jogo e passaram a acreditar na difícil, porém não impossível, classificação. Principalmente depois do segundo gol, onde Mphela não perdeu tempo comemorando e pegou a bola dentro do gol pra levá-la ao centro do gramado, apressando a saída. Àquela altura, com 2x0 no placar para os anfitriões e com a vitória Uruguaia por 1x0 sobre o México, a vaga nas oitavas não estava tão distante (eram preciso mais dois gols acontecerem, que poderiam ser da África do Sul ou do Uruguai, para a diferença do saldo ser tirada).
Depois do intervalo, o jogo recomeçou com a mesma rotina: Ataques africanos, que dessa vez pararam no goleiro Lorris.
Por volta dos 10 minutos, Domenech decidiu finalmente colocar Henry no jogo. O francês pegou a braçadeira de capitão de Diarra, que logo depois foi substituído, - é, no mínimo, diferente um jogador sair do banco e pegar a braçadeira. Ao meu ver, foi uma maneira "formal" de mostrar a insatisfação do grupo com a escalação feita pelo treinador e tambem a confiança que os jogadores tem no Henry - e, como se viesse uma força do além, a postura dos Bleus mudou. Se organizaram em campo, atacaram mais e conseguiram até fazer um gol (O único deles nessa Copa) com Malouda, aos 24 minutos.
Depois do gol francês, a partida esfriou até o fim com a postura das duas seleções: A França, sabia que não tinha chance de tirar 4 gols de diferença no saldo para ultrapassar o México em 20 minutos e a África do Sul desanimou e aceitou o fato de ser a primeira seleção anfitriã da história das Copas eliminada na primeira fase.
México 0x1 Uruguai
Meu palpite foi 0x0. Pensei que haveria um jogo do compadres, mas isso não aconteceu.
O Uruguai, que já vinha mostrando um bom futebol, principalmente na segunda rodada, confirmou ser a melhor equipe do grupo e venceu por 1 a 0 os mexicanos. Com o resultado, os sul americanos terminaram em primeiro no grupo e se livraram de enfrentar a Argentina já nas oitavas.
O jogo foi disputado, com as duas equipes buscando o ataque e criando várias oportunidades de gol, apesar do placar magro. Suárez, Victorino e Álvaro Pereira levavam perigo ao gol mexicano, enquanto Franco, Blanco e Guardado, em um belíssimo chute que acertou a trave, foram os que mais assustaram o goleiro Perez.
No segundo tempo, o México partiu pra cima pra tentar o empate e não depender do outro jogo para comemorar a classificação, mas a zaga uruguaia foi impecável na maioria dos lances e não permitiu que os mexicanos fizessem o gol. Os sul americanos, com a vaga praticamente garantida desde o início da etapa final, preferiu jogar recuada e tentar matar a partida em um contra ataque. Algumas chances foram criadas, mas o placar terminou mesmo em 1 a 0 para os uruguaios, que vão com moral para as oitavas de final, invictos, sem sofrer gols e com um ataque que, se não deu espetáculo, fez o suficiente pra se classificar sem maiores esforços.
GRUPO B
Argentina x Grécia
Acertei o vencedor, mas faltou um golzinho dos gregos pra eu cravar o placar. Nessa partida aconteceu o que todos esperavam. Mesmo com o time misto, a Argentina foi infinitamente superior à Grécia e venceu por 2 a 0 sem dificuldades.
No primeiro tempo, poucas chances foram criadas devido à retranca grega. Apenas em alguns lances isolados, com Agüero, Verón, Máxi Rodriguez e Messi levaram algum perigo ao gol dos europeus, mas nos primeiros 45 minutos o placar não saiu do zero.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIVzJs_GYLfoDRV5wXBeu1ymBW21GQNzPh5QdjHu3hU3m4Y09kGecdWpRix70pVxJ1dVHhQHGmaK4KF3xhSMFcRGgSYCuoc0pOvFawtsuD_oW9ocnCMnnaxWx0fo5oAdqwGPt0_gbfXl1d/s800/argentina.jpg)
Nigéria x Coréia do Sul
Errei o palpite. Apostei numa vitória africana pensando que o fato da Nigéria precisar de uma simples vitória caso a Grécia perdesse o seu jogo daria ânimo aos africanos na tentativa de passar às oitavas de final e isso realmente aconteceu. Mas como só a vontade, as vezes, não é o suficiente, a Nigéria esbarrou na sua falta de organização em campo e na falta de qualidade de seus jogadores, que perderam gols incríveis (veja nos melhores momentos), e confirmou o título de uma das piores seleções africanas da Copa, fazendo apenas um ponto em três jogos. A Coréia, se não é a mesma seleção de 2002, que misturou um talento nunca visto no futebol do país ao apoio dos torcedores locais pra conseguir um incrível 4ºlugar, parece ter encontrado um padrão de jogo. Soube aproveitar a desorganização nigeriana e contou com o talento e a sorte do seu camisa 10, Park Chu-Young, que fez o gol da classificação em uma bela cobrança de falta, onde optou por bater no lado do goleiro Eneyeama e enganou uma das revelações dessa copa e único jogador a se destacar positivamente na fraca seleção africana, que perdeu muita qualidade na última década.
Terminada a primeira fase nos grupos A e B, a surpresa, sem dúvida nenhuma, foi a França. A atual vice-campeã terminou como lanterna de um grupo que, se não era fraco, também não era nenhum bicho de sete cabeças, só fez um gol e sofreu 4. Fora do campo, uma crise que não deixou a seleção se concentrar nos jogos, barrações dos principais jogadores do time e troca de xingamentos entre Anelka e o treinador. Domenech já deveria ter saído do comando da seleção após a copa de 2006.
Quanto aos quatro classificados, promessa de dois jogaços nas oitavas de final, principalmente entre Argentina e México. No duelo latino-americano, os mexicanos não serão um adversário fácil de ser batido pelo que mostraram na primeira fase. Maradona que se prepare.
Palpites para os jogos de amanhã:
Estados Unidos 2x0 Argélia
Eslovênia 1x1 Inglaterra
Gana 1x1 Alemanha
Austrália 0x1 Sérvia
Estados Unidos, Eslovênia, Gana e Sérvia classificados... Inglaterra e Alemanha de fora. Mas não tenho tanta certeza se os germânicos serão eliminados, pois a missão deles é mais fácil do que a da Inglaterra, ao meu ver.
Amanhã tem mais!
Até lá!
0 comentários:
Postar um comentário