terça-feira, 22 de junho de 2010

TTJ na Copa do Mundo # 1


Resolvi fazer uns posts sobre aquilo que eu achar mais interessante na a Copa do Mundo. Pra começar, uma análise sobre as duas primeiras rodadas da 1ª fase do Mundial.

Grupo A - Líder: Uruguai
Grupo B - Líder: Argentina
Grupo C - Líder: Eslovênia
Grupo D - Líder: Gana
Grupo E - Líder: Holanda
Grupo F - Líder: Paraguai
Grupo G - Líder: Brasil
Grupo H - Líder: Chile

Depois de duas rodadas, estes são os líderes dos grupos na Copa. Estão sentindo falta de alguém? Dos oito Líderes, cinco são sul americanos. Ou seja, todos os representantes do nosso continente estão na liderança dos seus respectivos grupos. Dos outros três líderes, um é da África e os outros dois são europeus, mas um deles (Eslovênia) não era nem cogitado como favorito do seu grupo. Sobra a Holanda, seleção que parece ter aprendido a jogar pelo resultado e não pelo espetáculo, tendo apresentado um futebol objetivo e se classificando antecipadamente com duas vitórias sem nenhum show (2x0 na Dinamarca e 1x0 no Japão).

Depois de analisar esses líderes, a gente se pergunta: Mas onde fica a SUPREMACIA dos europeus? Cadê a França e a Inglaterra (Que só se classificarão com um milagre)? Onde está a poderosa Alemanha, que deu um show na primeira rodada com uma bela goleada sobre a Austrália? O que aconteceu com as atuais campeãs do mundo (Itália) e da Europa (Espanha)? Estamos esperando a terceira rodada acabar. Nada está definido e muitas dessas seleções podem voltar pra casa mais cedo.
Dos grandes favoritos ao título mundial, apenas Argentina, Holanda e Brasil venceram seus dois jogos. França, Inglaterra e Itália ainda não conseguiram vencer. Estamos vendo resultados de jogos que são, no mínimo, estranhos. Exemplos? Inglaterra 0x0 Argélia, Alemanha 0x1 Sérvia, Itália 1x1 Nova Zelândia e por aí vai...

O que mais me impressiona é que estão falando que essa Copa do Mundo está com a maioria das equipes apresentando um "baixo nível técnico" nos jogos. Eu não consigo ver isso como um fato isolado dessa Copa! Ao meu ver, esse "baixo nível técnico" sempre existiu nos outros Mundiais, ou será que o futebol caiu tanto de qualidade na maioria dos países num período de quatro anos? Enfim, pra mim, a diferença dessa Copa para as demais é que essas seleções mais fracas finalmente estão sabendo reconhecer as suas limitações. Com isso, não estão mais saindo pro jogo de modo aberto (e suicida) como costumavam fazer. Elas jogam de uma maneira mais conservadora, e a partida acaba sendo uma legítima cena de "Ataque x Defesa" durante praticamente o tempo inteiro. Isso acaba tornando o jogo feio, mas, querendo ou não, é a melhor forma dessas seleções "menores" conseguirem resultados tão impressionantes contra os gigantes do futebol (Antes que eu esqueça, a temida JAAABUUULAAANIII também contribui pra resultados que fogem da lógica, mas, como ela "atrapalha" dos dois lados, definitivamente não é a maior culpada).
Logo, no meu raciocínio, eu chego à seguinte conclusão: Não foi o nível técnico que diminuiu e sim o nível tático que aumentou (e muito). As equipes estão sabendo se postar em campo sem se exporem demais e, criando essa dificuldade pro adversário fazer o gol, os espaços aparecem e a gente vê cenas como a Suíça metendo gol na Espanha.

A respeito dessa polêmica do Dunga, eu digo que não apoio, mas também não condeno o treinador.
Todo mundo sabe que o Dunga não é o cara mais gentil e educado do mundo do futebol e que ele não teve experiência nenhuma como treinador antes de dirigir a seleção brasileira (a culpa não é dele, e sim de quem o colocou lá). Por isso, Dunga não estava acostumado com a pressão de uma torcida que fosse formada nem por 15 milhões, quanto mais com uma de 200 milhões! É natural esse nervosismo dele com a imprensa e eu tenho certeza que o comportamento grosseiro que ele usa bastante é o mesmo que TODO treinador que já passou pela seleção brasileira teve vontade de mostrar, mas devido a essa experiência (que o Dunga não tem), os caras aprenderam a ter sangue frio e calcular qualquer coisa antes de colocá-la pra fora.
Não tiro a razão da Globo de se queixar. É claro que o que o Dunga disse pro Escobar é inaceitável. Mas a Globo tem um motivo a mais do que todas as outras emissoras pra queixar-se do nosso treinador: Antes da Era Dunga, a Plim Plim fazia inúmeras entrevistas exclusivas com técnicos e jogadores da seleção. Agora, ou a seleção fala com todos, ou não fala com ninguém.
O que eu espero, como torcedor (e como jornalista também) é que essas briguinhas e polêmicas sejam deixadas de lado visando a melhor campanha possível pra nossa seleção nessa Copa. Que qualquer debate ou conflito seja esquecido, pelo menos até o dia 12 de julho, quando a Copa já terá acabado e, tomara, tenhamos conquistado o hexa.




Então é isso... O 1º "TTJ na Copa" se encerra com os meus palpites pros jogos de amanhã:

México 0x0 Uruguai
França 1x2 A. do Sul
Nigéria 1x0 C. do Sul
Grécia 1x2 Argentina

México, Uruguai, Argentina e Nigéria Classificados!

Amanhã veremos se eu tô bem nessa de vidente ^_^

Até a próxima!

...



Aaaahhhh... Como eu pude me esquecer... Fiz uma seleção com as 5 mais belas imagens desse início de Copa do Mundo. Confira:












AGORA eu posso me despedir! Hahahahahahaha
Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário