quarta-feira, 23 de junho de 2010

TTJ na Copa do Mundo # 3

Mais um dia decisivo na Copa do Mundo. Quatro jogos e mais dois duelos das oitavas de final definidos. Confira análise e melhores momentos das partidas.


GRUPO C

Eslovênia 0x1 Inglaterra

Errei meu palpite (1x1), mas foi por pouco. A Inglaterra dominou o primeiro tempo, criou chances com Lampard e Rooney e só precisava se defender quando a Eslovênia, bem colocada defensivamente, conseguia encaixar algum contra ataque. Mas os ingleses só conseguiram fazer um gol, com Defoe, aos 23 minutos, aproveitando cruzamento de James Milner.
Depois do gol, o time comandado por Fabio Capello teve chances de ampliar ainda no primeiro tempo com Lampard, que perdeu um gol incrível, e em dois chutes que pararam no goleiro Handanovic, um de Gerrard e o outro de Defoe.
No Segundo tempo, a Inglaterra continuou jogando para frente e levando muito perigo ao gol esloveno com uma sequência de lances perigosos. Rooney perdeu um gol incrível onde, após receber um lançamento em posição legal, ficou sozinho cara-a-cara com o goleiro, mas seu chute saiu fraco e o toque de Handanovic com a ponta dos dedos foi essencial para que a bola batesse na trave e não entrasse no gol.
A partir dos 20 minutos do segundo tempo, a Eslovênia decidiu atacar para tentar o empate (resultado que a garantiria nas oitavas de final sem depender do jogo entre EUA e Argélia). Os eslovenos criaram chances e, por muito pouco não chegaram ao empate. Na mesma jogada, dois chutes que provavelmente passariam por James explodiram na zaga inglesa, a bola sobrou para Dedic e o atacante chutou pra fora.
Depois desse lance, a seleção do técnico Matjaz Kek passou a acreditar mais num possível empate e criou algumas chances, mas nenhuma com grande perigo.
Alguns segundos após o apito final da partida, os Estados Unidos faziam o gol da classificação contra a Argélial. O gol fez a Inglaterra cair para a segunda posição do grupo. A Eslovênia, eliminada, acabou pagando caro por demorar 70 minutos pra decidir atacar contra a Inglaterra e volta pra casa mais cedo depois de começar a última rodada como líder do grupo.


Estados Unidos 1x0 Argélia

Nesse jogo aconteceu o mais provável, mas o gol americano foi mais difícil de sair do que se esperava. Depois de uma partida disputadíssima, com várias chances de gol criadas, os Estados Unidos fizeram um gol nos acréscimos do segundo tempo, quando todos pensavam que a partida terminaria empatada e a seleção norte-americana ficaria de fora das oitavas de final da Copa.
O jogo começou com as duas seleções abertas, buscando o ataque o tempo inteiro. A Argélia, sem alternativa, precisava vencer seu jogo e torcer por um tropeço inglês na outra partida para garantir sua classificação. Os americanos, caso vencessem, não dependeriam do outro jogo para comemorar a classificação.
Com a busca contínua do gol, as chances começaram a aparecer cedo. Em cinco minutos de jogo, os argelinos já tinham chegado com perigo duas vezes ao gol americano, sendo uma delas com um chute que acertou o travessão. Logo em seguida, os Estados Unidos começaram a criar chances de gol, com Gómez. Aos 20, em lance dificílimo, um gol dos Estados Unidos foi anulado.
A partida começou a ter um dono por volta dos 25 minutos de jogo, quando a Argélia passou a atacar menos, sem conseguir superar a zaga americana, enquanto os jogadores do técnico Bob Bradley criaram chances e mais chances. A maior dela veio aos 36, quando Donovan fez bela jogada pela direita, mas chutou por cima do gol na hora da finalização e o primeiro tempo terminou em 0 a 0.
A segunda etapa começou com os americanos mantendo o ritmo do fim do primeiro tempo. Pressionando a equipe da Argélia, os Estados Unidos criaram mais lances perigosos. Aos 11 minutos, Dempsey recebeu passe em excelente condição de finalizar e acertou na trave.
Dos 25 minutos em diante, as duas equipes, sem outra escolha, jogaram ainda mais abertas até o fim da partida.
Todas as finalizações infelizes e chutões das zagas nos faziam pensar que o empate seria mesmo o resultado final. Mas aos 45 minutos, com um escanteio ao seu favor, a Argélia levou quase todos os seus jogadores para a área norte americana. Na cobrança, os americanos não só afastaram o perigo como armaram um contra ataque fatal onde Donovan, aproveitando o rebote dado pelo goleiro M'bolhi, balançou as redes e marcou seu segundo gol nesta Copa. Antes do jogo acabar, o juiz Franck de Bleeckere cometeu um erro absurdo. Depois de dois jogadores reclamarem aos gritos de uma falta por ele marcada, o juiz expulsou o capitão da equipe, Yahia, que chegou para afastar os argelinos do árbitro.
Fim de jogo no Loftus Versfeld, festa americana nas arquibancadas com a classificação dramática e eliminação da Argélia.


GRUPO D

Gana 0x1 Alemanha

Apostei no empate nesse jogo pensando que a Sérvia venceria sua partida e obrigaria às melhores seleções do grupo a partir para o ataque, mas os sérvios conseguiram a proeza de serem derrotados pela fraquíssima seleção australiana e o duelo entre Alemanha e Gana foi um dos piores jogos desta última rodada.
Entrando em campo classificadas, já que o empate manteria os ganeses em primeiro e os alemães em segundo no grupo, com o empate parcial entre Sérvia e Austrália no outro jogo, o primeiro tempo teve poucas chances de gols criadas. A Alemanha atacava de maneira tímida e raramente conseguia superar a barreira ganesa. O ataque africano, por sua vez, pouco criava e o goleiro Neuer não deve ter nem sujado o uniforme nos 45 minutos iniciais.
No segundo tempo os ganeses se soltaram mais tentando fazer um gol para praticamente decretarem a sua classificação sem depender do outro jogo. Nos dez minutos iniciais, Asamoah e Gyan acertaram belos chutes que colocaram finalmente Neuer para trabalhar. Mas, aos 14 minutos, quem abriu o placar foi o jovem Özil, num chute forte que não deu chance alguma de defesa para Kingson.
Se Gana já tinha decidido pressionar antes de sofrer o gol, depois dos alemães abrirem o placar a frequência dos africanos no campo de ataque aumentou. Com o placar, caso a Sérvia vencesse sua partida, a equipe do capitão Gyan seria mais uma africana a dar adeus precocemente na Copa de 2010. Tagoe e Ayew perderam chances claras de empatar o jogo, mas a vitória parcial de 2 a 0 dos australianos na outra partida acalmou um pouco a seleção de Gana.
Depois que os sérvios diminuíram para 2 a 1, a tensão voltou a tomar conta dos africanos. Mais um gol seria o suficiente para Gana lamentar o número de gols perdidos contra a Austrália, na segunda rodada. Mas as partidas terminaram simultaneamente e o alívio tomou conta dos jogadores ganeses, que comemoraram muito a classificação em segundo lugar no grupo.


Austrália 2x1 Sérvia

Em uma partida onde a maioria (inclusive eu) imaginava uma vitória da Sérvia, até pelo que os europeus apresentaram contra a Alemanha, a Austrália surpreendeu e venceu a partida com dois gols marcados num intervalo de cinco minutos. Mas as emoçoes foram deixadas para o segundo tempo. Na primeira etapa, algumas chances criadas pela Sérvia, que dominou os primeiros 45 minutos. Mas a seleção, que só dependia de uma simples vitória para garantir a classificação, esbarrou na falta de pontaria de Krasic.
No segundo tempo, a Austrália saiu um pouco mais para o ataque e espaços foram dados para o ataque sérvio. Zidic perdeu duas oportunidades de abrir o placar. E como há um ditado que diz que "quem não faz, leva", a Sérvia pagou caro pelos gols perdidos e quem fez o primeiro gol foi a seleção da Oceania. Aos 24 minutos, Cahill fez gol de cabeça e desesperou a seleção européia, que partiu de qualquer maneira ao ataque buscando o empate. O nervosismo só atrapalhou e a Austrália aumentou aos 28 minutos com um belo gol de Holman.
Vendo a vaga nas oitavas menos impossível (faltavam tirar dois gols de saldo em relação à Gana), os australianos passaram a atacar ainda mais, mas a Sérvia diminuiu com gol de Pantelic, aos 39 e a pressão novamente passou para o lado sérvio. O time do técnico Radomir Antic ainda conseguiu fazer um gol logo em seguida, mas a jogada foi corretamente anulada.
Fim de jogo. A Sérvia venceu o jogo contra o adversário mais difícil e não conseguiu um simples empate contra Gana ou Austrália para se classificar. Os australianos, diferente da última Copa, se despedem mais cedo, eliminados na primeira fase.


Com o final da última rodada em mais dois grupos, já temos um duelo de gigantes garantido nas oitavas de final. Inglaterra e Alemanha farão uma partida histórica na África do Sul e o vencedor enfrentará quem sobreviver à batalha entre Argentina e México. Na outra chave, dois duelos nas oitavas de final garantem pelo menos uma seleção de menor expressão nas semi finais: Uruguai, Coréia do Sul, Estados Unidos ou Gana. Grandes jogos nos esperam a partir de sábado, mas só a metade dos jogos das oitavas foram definidos. Amanhã tem o encerramento dos grupos E e F. Vamos aos palpites:

Eslováquia 1x3 Itália
Paraguai 2x0 Nova Zelândia
Camarões 1x2 Holanda
Dinamarca 0x2 Japão

Depois de apostar em tanta zebre sem ter sucesso, apostei em palpites mais prováveis pra amanhã! Hahahahaha.

Amanhã tem mais TTJ na Copa... Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário